ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Volume 3 - Número 1

Revisoes em Pediatria

Erros de laboratório não se explicam apenas por falhas de sua equipe. Parte deles é condicionada por falhas organizacionais do hospital. É dever de todos estudar a patogenia das falhas e buscar a harmonia. No Brasil, há deficiência de núcleos formadores de médicos especialistas porque os cursos de graduação de muitas faculdades de medicina não incluem a medicina laboratorial. Esta se propõe a produzir laudos, e não apenas resultados. Laudos exigem cultura especializada e dependem de o especialista, após orientar o paciente, participar da colheita (melhor seria coleta) e da fase analítica. Quando a relação entre o requisitante e o especialista é de abertura, confiança e respeito mútuos, há menos erros. Os grandes laboratórios dependem de convênios e os pequenos, de centrais de terceirização. Ainda não se definiu o modelo que enseja maior autonomia e menor relação custo/benefício.

Palavras-chave:
Noticação dos maus tratos: uma estratégia de proteção a crianças e adolescentes

Viviane Manso Castello Branco

Rev Ped SOPERJ. 2002;3(1):0-0
Palavras-chave:
Doença péptica gastroduodenal por Helicobacter Pylori em crianças

Danielle Plubins Bulkool1; Rafael Del Castillo2; Adauto Dutra Moraes Barbosa3

Rev Ped SOPERJ. 2002;3(1):0-0
Palavras-chave:
Insuficiência hepática

Edson Arpini Miguel1; Wanderlan José Silva2; lcides Augusto S. Oliveira3; Felipe Mazzoni4

Rev Ped SOPERJ. 2002;3(1):0-0
Palavras-chave:
Aleitamento materno

Lúcia Mendes de Oliveira Rolim1; Ana Lúcia Martins2

Rev Ped SOPERJ. 2002;3(1):0-0
Palavras-chave:
Dermatite atópica

Elisa Fontenelle

Rev Ped SOPERJ. 2002;3(1):0-0
Palavras-chave: